S entre duas vogais tem som de 'z'

Apesar de não ser poliglota, eu acho a língua portuguesa brasileira belíissima e me arrisco em dizer: uma das mais lindas.
Basta ouvir Lenine falando sobre ela no documentário 'Palavra (en)cantada'.

Mas um assunto em específico que muito me interessa há algum tempo são os fonemas, em espcial o /z/, a última letra do alfabeto da minha língua, consoante alveolar fricativa e sonora.

Tudo isso para dizer que meu nome é Raísa, com som de 'z'.

Essa frase passou a fazer parte da minha rotina depois que eu melhorei da minha timidez adolescente e comecei a (infelizmente) ter que consertar muita gente, depois que percebi que se eu assim não o fizesse acabaria trocando de nome. Como uma pessoa que é conhecida pelo apelido e ninguém mais se lembra da certidão.


O curioso é que todo mundo sabe que pressa tem som de 'ç' mas presa não.
Pois bem, o aviso 'z' não está pelo avesso 'ç',
a represa 'z' não passa depressa 'ç'
quem é ousado 'z' faz e assume 'ç'
se você quiser 'z' eu te levo à missa 'ç'
mostro como a mesa 'z' da minha casa 'z' é massa 'ç'
e que o piso 'z' é tão liso 'z' que é melhor frear o passo 'ç'
(e para dar um toque de ironia machadiana)
eu sei que é confuso 'z' mas meu nome ainda por cima é russo 'ç'
e quando me perguntam porque eu não escrevo de uma vez com Z
eu respondo: porque eu não abro mão das minhas curvaS.


Comentários

Postagens mais visitadas