Para ler todo dia 18 de outubro

No “Dia do médico” gostaria de trazer uma reflexão sobre quem poderia muito bem receber um “parabéns” hoje também, mesmo sem diploma formal. Eu queria, no fundo, que o dia do médico fosse na verdade o “Dia do cuidador”. Sendo assim, hoje também seria o dia de abraçar e agradecer a todas as pessoas que na sua vida contribuíram com a noção positiva de cuidado à sua saúde. Considerando Saúde como “um bem-estar que te permite ser funcional e ter autonomia e liberdade”, o médico que consegue te fazer levantar, e também enfermeiro(a)s, fisioterapeutas, varios profissionais que se dedicam a área da Saúde e do Cuidado, ou então (e até mesmo, porque não) aquele amigo que contribui com seu ânimo, auto-estima, auto-cuidado, e claro, sua vó que chega com chá. Que tem sabedoria de indicar o que se fazer, sem prejudicar. 
Antigamente, na época em que havia o “o médico da cidade”, o chamado “físico”, era quem entendia a máquina do corpo, era aquela pessoa que se importava em contribuir com seu conhecimento, sobretudo de forma segura, dando suporte fundamental pra que alguém “fique bem”. 
Na família sempre tem aquele parente “meio médico”. Médico, com M maiúsculo, vai muito além do diploma e da capacidade técnica. O médico classico e hipocrático segue (ou tentar seguir ao máximo dentro das limitações da realidade) o que foi dito em 1950 que “ao assistir aos que sofrem o médico precisa ter habilidades técnicas, conhecimento científico e... Tato, solidariedade, compreensão humana, tudo que se espera do(a) médica(o). Pois o paciente não é uma coletânea de sinais e sintomas, funções desordenadas, órgãos lesionados e perturbação das emoções. O paciente é humano, tem medos e esperanças. Busca também alívio, ajuda e tranquilização”. 

Feliz “Dia do médico” para todos os colegas que dedicam seu conhecimento a contribuir pra que vida de alguém seja melhor, sendo esse resultado o desfecho positivo que há é portanto o maior símbolo da qualidade de seu trabalho. Dedido a data 18/10 a uma Medicina sóbria, justa e sobretudo com o foco na pessoa muito mais do que na doença dela. ❤️ 

Pela fusão da MBE e MCCP

Comentários

Postagens mais visitadas