Sobre mentiras: é preciso estar atento e forte!

Em homenagem ao "dia da mentira" eu, de forma contra-hegemônica, não vou contar uma mentira pra entrar na brincadeira. Vou, na verdade, sinalizar as mentiras em que somos induzidos a acreditar todos os dias do ano, não apenas no primeiro de abril.
Vamos imaginar que meu computador pessoal não esteja ligando e eu, em desespero, procure o melhor dos técnicos, que por sua vez percebe que meu computador estava descarregado porém troca uma peça, faz um discurso bonito, e me cobra caro por isso.
Em seguida, meu pneu furado, tinha um prego que poderia ser retirado e o furo ser reparado, mas o melhor mecânico, me troca o pneu, faz um discurso bonito, e me cobra caro por isso.
As duas situações só serão possíveis por conta da minha ignorância no assunto somada com preocupação e despreparo.
Agora você veja, se eu sinto uma dor de cabeça, fico preocupada, procuro o melhor médico e ele me pede uma ressonância magnética logo de cara, faz um discurso bonito e me cobra caro por isso, qual é a diferença?
Na primeira parte do código de ética médica tem bem claro que o exercício da medicina não deve ser comercial. Saúde não é pra ser comercializada, especialmente num país que sobrevive e se aproveita da ignorância e consequente vulnerabilidade das pessoas. É lamentável.
Não caia nessa. Procure entender minimamente do seu computador, do seu carro e do seu corpo, para não ser levado por essa propaganda e ser feito de manobra lucrativa pra quem é esperto, e eu diria, desonesto.
Muito mais importante do que pagar caro para fazer exames, é olhar para sua saúde, se cuidar, se conhecer e investir em manutenção saudável, equilibrada, sem nóia. É a mesma ladainha, de se alimentar bem, dormir bem, fazer exercícios, observar os sinais de desarmonia e testar sempre o que é mais simples e mais sensato primeiro, ao invés de se entregar ao desespero e cair na lábia de quem vende soluções.
Fazer exames é muito importante, se for de forma prudente e complementar.
Parem de consumir a informação de que a medicação vai resolver sua vida, (as indústrias farmacêuticas não são bilionárias por acaso) e que os exames vão mostrar todas as respostas.
O maior especialista na sua dor e seu corpo é você mesmo, e os mais potentes e eficazes tratamento e linha de cuidado são os que você se propõe a fazer com sensatez. Esse não é um texto contra os recursos, eles são importantes sim, quando cabíveis. Esse é um apelo para que se abra os olhos para o contexto como um todo, e saber que a medicina comercial, vendida como mágica, tá mais focada em dinheiro do que em saúde.

Comentários

Camila Vasconcelos disse…
Super clara, esta analogia. Dra. Rai é demais!

Postagens mais visitadas