Ser grande

Na última semana de aula, a professora de literatura quis fazer algo diferente com os meninos da quarta série. Desenvolver a propriedade essencial pra gostar de literatura, justamente a sensibilidade, a criatividade de ser o que quiser só com o ato de por palavras certas numa certa ordem. Ter a percepção do simples e se colocar no lugar do enunciador de uma poesia sem sentido, entender que nada é impossível.

- Pra festa de encerramento, vocês vão preparar um texto ou poesia, e o desafio vai ser escrever como se fossem o Sol. Se sintam como o rei da luminosidade, o precursor da vida, o símbolo da esperança, podem escrever como quiser, mas se sintam Sol. Pra facilitar eu sugiro que vocês acordem bem cedo pra ver o Sol nascer, coloquem no papel tudo que passar pela cabeça...

Ele decidiu aceitar a sugestão e acordar cedinho. Sua mãe trabalhava até muito tarde fazendo os salgados pra vender na escola, tarefa que ele mesmo ajudava a fazer, e depois de pronto ela deixava a cozinha limpa pra aproveitar a poucas horas de sono que tinha. Não precisou de despertador, ficou de pé bem antes das primeiras faixas de luz aparecerem. A janela da sala era difícil de abrir, pesada, tinha que abrir a grade de ferro e seus dez anos de idade permitiram perfeita execução. A tapona que a sua mãe deu perto da orelha denunciou que ele tinha feito barulho suficiente pra despertar o sono e ira dela, pediu de desculpa e prometeu que não ia mais incomodar.

No dia da festa de final de ano, a mãe ao identificar a professora “desocupada”, foi esclarecer a insatisfação com a idéia e avisar pra não contaminar o filho dela com maluquices que não levam ninguém a lugar algum. Perto da turma dele ler os textos, a professora foi falar com o menino, ver se ele estava triste e dizer pra ele não se importar em ser a única criança em não apresentar o texto. Pra surpresa dela, e respondeu sorrindo:

- Não tem nada professora, depois que minha mãe foi pro quarto eu fingi que estava dormindo e voltei à sala, como ela não tinha tentando fechar a janela, ficou uma brechinha aberta e eu consegui. Eu consegui ver o Sol nascendo e deixando a sala clara só empurrando raios por um espaço pequeno, e ele ainda brincou comigo fazendo a poeira dançando brilhar.

Comentários

Fernanda G. disse…
nenemmmmm
xD
amo-te
:D

bjussssssssssss

Postagens mais visitadas