Vivendo na Escócia (em tópicos)

ara meus amigos, familiares e curiosos :)
 
- Olhar a temperatura antes de escolher a roupa (puxa a cortina pra olhar a cor do céu, abre a janela e coloca a mão pra fora, observa se o vento está balançado as folhas e tal)

- Confundir a mente e sentir frio e calor ao mesmo tempo! (Como é isso? andar no frio e de casaco, dar uma acelerada no passo, o vento deixa o rosto e mão geladas mas dentro do casaco fica quente e você sua, sim, você sua no frio)

- "Eita segura essa moeda que vale quase oito reais" (a libra custa mais que quatro reais em algumas casas de câmbio. Outro coisa curiosa é que os tamanhos das moedas são sem lógica nenhum, a de dois "centavos" (pence) é maior que a de vinte, a de 50 é maior que a de 1 pound, até hoje tento entender isso, haha)

- Sim, eu já vi um homem de saia andando na rua de boa. Era um senhor bem fofinho, e não, eu não perguntei nem conferir se ele estava usado de maneira tradicional (sem cueca =X)

- jogar papel na privada é clássico, e cá pra nós, bem mais higienico.

- Comer feijão no café de manhã. E é gostoso, tem gosto de feijão com ketchup. (quem diz que é ruim é porque compara com nosso feijão, mas gente, ai é covardia, haha)

- Beber água da pia, tomar água durante o banho, se queimar com a temperatura da água.

- Chegar na hora? não mesmo, chegar antes da hora! E pedir desculpas o tempo todo e por tudo, até se alguém pisar no seu pé por exemplo, então é comum aquele "sorry" em conjunto depois um riso :)

- Aula meio-dia, sim, pq aqui meio-dia é o mesmo que 10:30 ou 15:15, não existe hora de almoço, não existe almoço. Por isso mesmo almoço em inglês é "lunch", leve sua fruta não, fique ai

- Internet em casa, ma sala de aula, na biblioteca, nas lojas, nos restaurantes e nos ônibus, eu disse ônibus. É tanto que até hoje uso meu chip do Brasil só nos wifii free =O

- A sacola do mercado é paga e tem de vários tipos. Mas a idéia é comprar uma vez, levar a sacola de casa e usar a mesma, ou então colocar as coisas na mochila, mas va passando as coisas, embalando e pagando ao mesmo tempo e se você demorar fazem cara feia, aqui é tudo rápido. E se o mercado não tem embalador nem gasta com tanta sacola não precisa aumentar tanto o preço dos produtos, pra compensar. (Sem contar com os lugares onde vc mesmo passa os produtos na máquina e coloca seu dinheiro, pega seu troco. E não tem "fiscal", e funciona!)

- Na cozinha tem o lixo comum, uma sacola pra materiais descatárveis (que você lava antes de "jogar fora") e outra pra matéria orgânica.

- Já me acostumei a ir no mercado e ver o cachorro de buenas esperado o dono, tão sério quanto o dono deve ser.

- Os alarmes de incêndio são testados com certa frequência (porque não precisa tragédia acontecer pra ver se ta tudo ok),  nos lugares de alto fluxo de pessoas tem um desfibrilador de fácil uso disponível (usado pra converter o ritmo cardíaco em casos de infarto) e todas as tomadas têm um interruptor que você desliga se quiser deixar o carrgador la pra sempre (o que não é recomendado nas tomadas comuns)

- Todas as portas pelo menos fecham sozinhas, algumas também abrem sozinha, mas fechar todas fecham, a gente precisa fazer um calço de porta pra deixar o ar circular um pouco.

- Cookies deliciosos e muito baratos (ou seja, é bom mesmo fazer a matrícula da academia), chocolate frito (isso mesmo) e uma bebida chamada "Iron Bru" que tem gosto de chiclete e é mais vendida do que coca-cola!

- Meu cartão da universidade eu uso pra pegar onibus de graça entre os campus da universidade (por sinal, os pagos são muito caros), pra entrar em casa (a porta não é de chave), pra entrar na biblioteca, para pegar os livros, para entrar na academia e também na máquina de xerox pra imprimir os arquivos que eu já mandei de casa =O

- Fora isso oa carros usam a pista da esquerda, o volante fica do lado direito do carro e você tem que passar a marcha com a mão esquerda (eu não dirigi aqui pra saber mas deve ser bem estranho) e o sotaque é surreal. Entender um escocês falar já é tenso, mas com o tempo vc também tem que treinar entender um escocês falando rápido num lugar baruhento, roucoe usando gíria, hahaha, "Sorry? Could you repeat please? de preferencia sem o ovo na boa =X haha"

Algumas coisas são bem estranhas (como o penteado das mulheres daqui) outras são bem lógicas. Devo ter esquecido algumas coisas mas as mais importantes são essas mesmo, é tudo novo e no mínimo interessante =*

Comentários

Postagens mais visitadas