Kairós

Kairós (s.m.) Em grego antigo: momento oportuno, perfeito ou crucial, o acerto fugaz entre tempo e espaçoo que cria uma atmosfera propícia para algo incrível acontecer. Enquanto a palavra Chronos refere-se ao tempo cronológico ou sequencial (o tempo que se mede),Kairós é um momento indeterminado no tempo em que algo especial acontece: a experiência do momento oportuno. O termo é usado também em teologia para descrever a forma qualitativa do tempo, como o "tempo de Deus". E é esse o tempo que me interessa.

Os sistemas, as equações e reações, os astros e estrelas e explosões que acontecem o tempo todo
Os rios e as fogueiras, as plantas que estão a morrer e os pássaros disseminando as sementes
O trânsito e os elevadores, as fornalhas e as moléculas, células sendo centrifugadas e os pães sendo amassados nas padarias
A vida não para, o Sol que saiu daqui está na Austrália
A bolsa de valores subindo e descendo, como os pedais de bicicletas infantis e os cardumes que fogem de peixes maiores,
As fábricas de chocolates e as pulgas inquietas dos cachorros da rua
As sinapses nas mentes dos insanos e artistas e os tiros dados pela polícia
A vida não para, nem um segundo sequer
Os bebês continuam nascendo e as lágrimas caindo, os champgnes sendo estourados nas festas cheias de pessoas e vazias de sentido
Os bisturis das cirurgias e as notas musicas das bandas de rock no interior da Bahia
E a vida e o tempo não param
No núcleo de cada célula cancerígena o DNA continua sendo replicado vigorosamente sem pena
E os religiosos rezam e os pacientes meditam, e os torcedores gritam gol com muita paixão
A vida não vai para mesmo assim
Os ingressos continuam sendo vendidos e as palavras são arrumadas em textos que viram livros
Famílias sendo destruídas por catástrofes naturais ou não, a maré não vai parar de subir e descer com a lua
Mesmo que você esteja triste ou seu vizinho esteja radiante a vida não vai parar
Um conjunto surrealmente complexo de fatores mínimos e únicos ou máximos e universais contribuindo ao mesmo tempo, mas não na mesma proporção nem na mesma intensidade para que tudo esteja exatamente como está.
Enquanto uma metade do mundo é movida pelo acaso e a outra metade pelo esforço das pessoas corajosas e pelo descaso das pessoas desdenhosas, me diz de onde vem a força que dá energia para essa gente que segue andando e querendo tocar o horizonte que se chama Utopia?
E quando um coração infartado fibrila num ritmo chocável, o médico grita: “Afasta!” E dá um choque com eletricidade, energia e paz. Naquele instante, por alguns segundos de pausa, dentro da vida que nunca para, um sistema complexo e fluido e supostamente ininterruptível para e volta à sua ordem.
E se na maior orquestra do mundo, com 150.000 organistas, 734 passarem a tocar fora do lugar eis que o maestro faz “ta ta ta” Parou! Vamos começar de novo, de um jeito mais harmônico para a melodia ser divina de fato. É com isso que se parece o princípio da eletroconvulsoterapia, (que até hoje os desavisados acham que é tortura), nada mais é do que proporcionar esses segundos preciosos de pausa oportuna para o que estava fora do lugar voltar a fluir numa ordem mais saudável e equilibrada. A vontade do momento oportuno também é vista na fala dos desesperançosos que dizem que o “Brasil não tem jeito”, e que vamos sempre viver no caos pois para se consertar “só começando de novo", dando uma chance de pausa para arrumar tudo que está fora do lugar.

No meio desse gigantesco mar de possibilidades chamado mundo, nessa excelsa festa e tragédia sem graça, continuamos, no gerúndio, a ininterrupta vida. Mas existe sim a chance de viver o Kairós. Pelo menos em nosso ambiente a dois, o mundo já deu provas de que andou conspirando. As datas, as noticias, as gotas da chuva, os congressos e carimbos, nossos destinos se encontraram algumas vezes em terrenos não prontos para que o amor brotasse e pudesse ser gigante como ele está para de ser de uma vez. Duas cabeças que tiveram origens diferentes mas que fluem nas mesmas ideias e objetivos futuros, nos mesmos sentimentos e planos para daqui uns anos, e eu sempre brinco que quando for a hora providencial disso tudo poder dar certo (ou melhor, continuar dando) e estarmos juntos para além de energicamente e também fisicamente no mesmo espaço, há quem diga que “o mundo vai parar”, pois a energia que eu tenho guardada se acumula a cada dia que passa e a malvada da distância, que tenta fazer com que os amores se esfriem, esqueceu que o frio não é mais um problema para quem já passou o Natal no inverno do nordeste Escossês. Deixo aqui o meu aviso prévio como forma de anunciação, para quando as pessoas sentirem de uma forma aparentemente sem motivo um sopro quente no coração, numa tarde vazia, quando as gotas das janelas brilharem e parecerem diamantes por alguns segundos, quando o vento sacudir gentilmente as folhas e chamar atenção dos distraídos, quando as pessoas trabalhando por horas sentadas se espriguiçarem coincidentemente no mesmo instante e se olharem sorridentes sem motivação aparente, está, portanto, avisado que elas podem ficar tranquilas por essa estranheza mágica e poética ser só uma consequência envolvente que vai atingir quilômetros de distância de raio e então, tudo que tiver uma frequência de vibração parecida com a nossa, todos eles vão saber e sentir, meu amor, que a gente se encontrou.

Comentários

Postagens mais visitadas