Opinião feminista sobre feminismo

Eu ouvi num podcast: "feminismo só pode ser debatido por mulheres" e não concordei. E não concordei justamente por ser feminista. E digo: feminismo tem que ser discutido por pessoas. É saber que "respeito", "igualdade de oportunidades" é uma pauta da discussão de humanidades. Essa sou eu tentando imaginar um ambiente (ideal? Impossível?) em que gênero não seja uma questão, pq realmente não é. Imaginar uma mesa de reunião com pessoas, não com "homens e mulheres". Pessoas. Somos pessoas.
Se queremos tanto reduzir as diferenças, lutar por igualdade. Qual o sentido de achar que a discussão feminista é exclusiva de mulheres? Isso é segregação. Feminismo é progresso. Não é porque a pessoa é homem que não tem direito de falar. Tem direito de discutir e falar, pq isso é direito de ser gente. Não é de gênero. Se queremos progredir vamos nos unindo, não disputando. Discutam feminismos com homens, mulheres. Discutam com pessoas. Olhem amigos enquanto pessoas, isso sim é ser feminista.
Eu entendo e reconheço que essa frase tenha o contexto especifico de ocupar lutar de fala. Defender a voz da mulher que muitas vezes foram silenciadas e não foram nem ouvidas nem representadas por seus “representantes”. A votação sobre aborto sendo discutida apenas por homens é de fato um exemplo muito emblemático disso. Mas a discussão que eu proponho vai além disso.
Ao invés de bater no peito (com sutiã ou não) e dizer que um homem pode sim se posicionar ( quando amigo dele é machista, misógino, opressor, por exemplo) mas não pode dizer " o caminho ideal" para que nós sejamos livres. Esse não deve ser e ser construído por nós mulheres e para nós mulheres. Não apenas.
Esse caminho deve ser construído por todos e para todos. Mulher tem que ter voz sim! Tem que ter espaço sim! E isso não justifica querer calar alguém e tornar o assunto exclusivo. Eu entendo o que você quis dizer, concordo em partes. Mas na minha opinião, essa frase é mal elaborada, passa uma ideia errada. E eu já vi amigo sensato sendo interrompido por "não pode falar porque é homem". Isso pra mim é hipocrisia porque significa reproduzir um comportamento que estamos lutando pra combater. Eu ainda acho que união contribui pra mais avanço que disputa infantil com birra. Em disputas adultas, sensatas e produtivas as pessoas são evoluídas e empáticas. Evolução feita por nós e para nós. Nós pessoas. Seja qual gênero for.
Eu acho que a gente tem que ter inteligência emocional pra avançar nas discussões. Se ofender menos, olhar as cosias com mais profundidade, e não deixar as afetações patrocinarem comportamentos agressivos. A gente não avança assim. Eu acredito no progresso, na evolução. E acredito na coletividade, na parceria. Nós vamos avançar como pessoas. Sempre. E Ainda digo mais, as coisas que acredito são tão humanas e coletivas, que eu acho o termo "feminismo" uma escolha lexical limitada. Não ajuda do avanço e incita disputa. Minha vivência e história de vida me permitem acreditar nisso.
Mulheres, conversem com seus amigos homens, porque eles são pessoas, não porque eles são homens, se queremos respeito e igualdade a gente começa a vencer essa luta de forma inteligente e com inclusão. Nós já sabemos na pela o que é a opressão, e precisamos saber dialogar para compartilhar essa dimensão. Só falar sobre feminismo com mulher é um contrassenso. Progresso e avanço é possível com diálogo, acesso e inclusão. Mais diálogo e menos disputa. Vai, planeta!

Comentários

Postagens mais visitadas