All of us.

Tudo começou quando eu estava no carro voltando pra casa.

O Sol de duas horas e meia da tarde estava parecendo a pino, e muito mais forte do que qualquer outro dia de verão - e já é outono. Mais uma vez me bateu aquele sentimento de preocupação coletiva. Então trocaram a estação de rádio e começou a tocar aquela música que pode até ser velha, mas não deixa de ser muito boa:

"If God had a name, what would it be? And would you call it to his face?
If you were faced with Him, in all His glory,
What would you ask if you had just one question?"

Ta aí. O que eu perguntaria se tivesse apenas uma pergunta...

Inevitavelmente eu lembrei dos artigos de tinha lido de manhã. Diziam que cientistas e representantes de governos do mundo todo entraram em choque durante debate da ONU sobre o clima, que se desentenderam quanto à dimensão do impacto do aquecimento global, à participação humana e o relatório final que ficou todo maquiado. Não sabemos da missa a metade.


Olhando pro painel do carro que tem a temperatura ambiente e externa, eu vi a data, - 07.04.07 - véspera de um domingo, e de páscoa. Feriado que até hoje tem gente que pensa que é por causa do nascimento de Cristo, ou então só sabe lembrar de encher a cara de chocolate. A questão de ressureição fica a sugundo plano, porque, lógico, primeiro vem o coelho. Sem falar no açúcar, que hoje, mata mais que armas de fogo. Vida nova, vida velha, ressucitar vem de viver depois de morto. Como a gente não é Jesus, depois de morto ou quase morto, o querer viver vai vir tarde.

Tudo isso passando pela minha cabeça e a música rolando: "o que você perguntaria se tivesse apenas uma pergunta?".

Não foi difícil.

"What if God was one of us? Just a slob like one of us, Just a stranger on the bus tryin' to make his way home?" No ônibus tentando fazer seu caminho pra casa, e a gente que tem casa se auto-destruindo sem pensar, sem ver, sem se mover. Que ironia horrenda.

A pergunta se formou como quem desabrocha:
Ainda existe um jeito de achar e praticar a única coisa que falta pro homem saber usar a tal racionalidade que Deus deu?


Pois o fim do mundo começou. Ah, "mas no filtro solar, acredite".

Comentários

Postagens mais visitadas